terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Novas contratações para 2013-14


O Benfica contratou recentemente três jogadores para reforçar o plantel da próxima época. Mais uma vez o Benfica contrata, cirurgicamente e com tempo, jogadores jovens e com um potencial de valorização enorme, o resto fica a cargo de Jorge Jesus que também tem cumprido com a sua parte de fazer evoluir os jogadores potenciando o seu valor de mercado para números nunca antes vistos no nosso clube.

O primeiro é sérvio e já se vinha falando dele desde o verão passado. Miralem Sulejmani chegou ao Ajax proveniente do Heerenveen por, dizem, cerca de 18 milhões de euros. Após cinco anos, sai de Amesterdão livre de contrato e chega a custo zero (excluindo comissões). Foi bastante utilizado nos primeiros quatro anos e com bom registo de golos mas algo se terá passado esta época, talvez não tenha querido prolongar o contrato, porque foi relegado para a equipa B.
É um médio centro ofensivo, um nº 10 moderno que aparece frequentemente em posição de finalização. Remata bem de longe e faz do jogo à entrada da área a sua praia. Diz-se que teve problemas com lesões e que talvez não esteja a 100%, veremos. Com o Aimar de saída, o Carlos Martins a arrastar-se e o Gaitan objeto de cobiça de clubes europeus com outra força financeira, esta é uma primeira solução que me parece ser de qualidade.


O segundo também vem da sérvia e do Heerenveen, onde também Sulejmani tinha despoletado o interesse dos grandes europeus, e também é um médio organizador. Ou seja, é mais um nº 10 fazendo adivinhar uma razia nos médios de organização do plantel atual. Este é, no entanto, um 10 mais clássico, gosta de jogar mais recuado e faz do passe (assistências, desmarcações, tabelas...) a sua arma de eleição. Também aparece a finalizar mas é mais cerebral, ou seja, talvez tenhamos aqui o substituto perfeito para “El Mago”. Custou, dizem, cerca de 6 milhões de euros e já leva uma cláusula de rescisão de 40 milhões. Pessoalmente, parece-me um fora de série e acho que é por aqui que vai passar a organização ofensiva do Benfica nos próximos anos.


Por último chega-nos um extremo, mais um dirão (!), da América do Sul, mais especificamente do Cerro Porteño do Paraguai, de seu nome Jorge Rojas. Este jogador ficou conhecido para o mundo no recente campeonato sul americano de sub-20 mas o Benfica já o seguia há bastante tempo e, para evitar o inflacionamento do seu passe, decidiu arrancar de imediato para a sua contratação. Embora não se conhecendo valores, arrisco dizer que terá sido negociado abaixo dos 2 milhões de euros na medida em que só na última época foi titular absoluto no seu clube, ainda não chegou à seleção principal do seu país e não é argentino nem brasileiro nem colombiano, isto é, não é de qualidade “garantida”.
Dizem que o Benfica é um clube de extremos mas a verdade é que com os empréstimos de Nolito, Djaló e Fernández, a não aposta em Miguel Rosa, a falta de experiência dos restantes extremos da equipa B e o melhor rendimento de Gaitán no centro do terreno, restam ao Benfica Salvio, Urreta e Ola John, este último que poderá sair a qualquer momento visto estar a dar nas vistas na Europa e o Benfica ter alienado 90% do seu passe. Assim, parece-me mais uma boa aposta embora não conheça as qualidade técnicas deste jogador.


4 comentários:

  1. O Rui Gomes da Silva disse recentemente que os jogadores do Benfica só estão parcialmente vendidos ao fundo Benfica Stars Fund. Aliás no relatório e contas do 1º trimestre de 2012-13 indica que o Benfica pagou os 9M directamente ao Twente e nada é referido com o Doyen Sports Fund.

    Até ver algo escrito em contrário num relatório e contas como é obrigatório, acredito mais no Rui Gomes da Silva do que num fundo qualquer. Até porque que eu saiba a venda de uma parcela dos direitos sobre o Ola John ao fundo não foi comunicada à CMVM como acho que é obrigatório.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que escrevi que o Benfica vendeu 90% do passe do Ola John porque isso foi dado como certo na comunicação social mas também não vi nenhuma informação oficial do Benfica acerca desse negócio. E tendo em conta a idade dele e o que joga espero que não tenhamos mesmo vendido nada!

      Eliminar
  2. Confirma-se, pelo R&C do 1º semestre, o Benfica vendeu efetivamente 50% do passe do Ola John. Página 48

    ResponderEliminar
  3. Relativamente aos dois sérvios nada tenho a acrescentar, já relativamente ao paraguaio posso dizer, pq já o vi jogar, que não é um extremo como se vê na Europa habitualmente. O Paraguai não joga em 433 e o Rojas é um médio direito/interior/lateral.
    As suas principais carateristicas são a velocidade de ponta, a agressevidade, resistência e capacidade de desdobramento em transições ofensivas. No Benfica, poderá ser numero 8 em 4 3 3, defesa direito ou medio ala. Extremo não me parece. Não é criativo nem virtuoso, ainda que seja tecnicamente bom. Regra geral os extremos sul americanos na europa eram segundos avançados na américa do sul como são exemplos Sálvio, Di Maria, Urreta ou Lavezzi. Rojas não é avançado. Joga bem pela sua intensidade e capacidade de surgir nos espaços.

    ResponderEliminar